O Facebook lançou um novo recurso de informações de páginas muito interessante. Embora a novidade já esteja sendo implementada, gradualmente, desde meados de junho, somente ontem (17/07) recebemos a opção de atualização do painel estatístico da Fan Page no Facebook.

Muito mais completo e detalhado, o novo Facebook Insights permite ao administrador da página, conhecer melhor o seu público. Além disso, é possível saber como essas pessoas se relacionam com a página e com o conteúdo publicado nela. Com essas informações, dá para aprimorar a integração com o público e desenvolver estratégias específicas de alcance.

Vamos conhecer algumas características interessantes desse novo painel:

Visão geral



Na página inicial do painel, podemos visualizar as opções "curtir" página; o alcance da publicação e o envolvimento. Cada uma dessas abas direcionam o administrador para um painel mais detalhado, onde é possível analisar melhor os dados oferecidos pelo Facebook em relação a cada uma dessas opções. Além disso, logo abaixo dessas informações, constam, inicialmente, as cinco publicações mais recentes.

Página



São disponibilizadas estatísticas sobre o desempenho da sua página durante os últimos três meses. Em "opções curtir página", é possível analisar o número de vezes que cada guia da sua página foi visualizada, os envolvimento das pessoas com a sua página e quais foram as principais referências externas que geraram visitas para a sua Página.

No aba sobre o "alcance da publicação", você será capaz de visualizar quanto do desempenho da Página foi estimulado por crescimento orgânico e quanto estimulado por posts pagos. Além disso, é possível visualizar, em relação a suas postagens, a quantidade de curtis, comentários e compartilhamentos que elas tiveram. Uma outra opção muito interessante é o feedback negativo, relacionado às interações que ocultaram, denunciaram como spam ou que deixaram de curtir a Página.

Publicações


Nesta parte, você poderá visualizar o tipo de publicação (foto, link, status...), o direcionamento, o alcance e o envolvimento que os seus fãs tiveram com a Página em relação àquela publicação. O que é também importante destacar nesta opção, é a informação do horário e dos dias da semana em que o seu público estava conectado. Esses dados permitem que o administrador da página realize suas publicações nos dias e horários em que haverá um melhor envolvimento das pessoas com a sua Fan Page. Além de indicar quais são os melhores tipos de publicação, quer dizer, aqueles que conseguiram um melhor engajamento com o seu público. Esses dados são baseados nos diferentes tipos de publicação, alcance médio e envolvimento.

Pessoas



Conhecer as pessoas que interagem com a sua Página é muito importante para determinar as ações que serão implementadas para gerar mais crescimento. Nesta opção, você irá conhecer quantos homens e quantas mulheres curtem a sua página, qual é a idade deles, sua localização aproximada e qual o seu idioma. Além de quantas pessoas foram alcançadas e quantos deles são seus fãs.

O administrador da página poderá filtrar as informações considerando somente os fãs, os não fãs, o compartilhamento orgânico e o pago, o feedback positivo e negativo da Página, entre outras opções. Quem quiser conhecer um pouco mais desta novidade, recomendo o vídeo da Camila Porto, do blog .Conteúdo, ela dá uma verdadeira aula sobre o novo Facebook Insights.

 

Vale lembrar, que se você escolher participar do novo recurso de informações de página, você poderá voltar para a versão antiga a qualquer momento, mas não poderá retornar outra vez até que a nova versão seja implementada para todos. Então, se disponibilizar pra você, aceita e fique quieto! Não vai querer voltar para versão engessada né?

0 Comentários